As frutas e seus benefícios, fonte de saúde para nosso organismo

A fruta é uma fonte de saúde para nosso organismo porque contém grandes quantidades de vitaminas, minerais ou fibras sem contribuir com muitas calorias. A falta de costume ou os maus hábitos fazem que não aproveitemos todas suas vantagens. Falaremos algumas de suas propriedades e benefícios.

A fruta não precisa preparação, só lavar ou a descascar. Por esta mesma razão mantêm todas suas vitaminas, já que não está processada. Algumas verduras também contêm vitaminas importantes, mas ao cozinhar as perdem. O mais recomendável é consumir a fruta fresca, não embaladas ou cozinhadas.
frutasAs crianças devem comer fruta desde pequenos, de dois a três porções diárias. Uma porção de fruta pode ser substituída por um suco de fruta natural, ainda que o mais aconselhável é que se acostume desde pequenos e comam fruta doce em lugar de guloseimas.

Um problema que enfrentou a fruta que é mito é que “engorda”, e isso não é verdade. Em uma dieta de emagrecimento, o médico pode recomendar comer primeiro a fruta e depois o resto da comida, em lugar de deixar para a sobremesa, já que seu poder saciante contribui menos calorias e tira a fome.

* A maçã é diurética já que estimula a eliminação de toxinas mediante a urina. Além disso, contribui vitaminas C e B e potássio.
* A banana é rico em magnésio, zinco e vitaminas A e C. Por seu alto conteúdo de sacarose, não é recomendável para diabéticos ou em dietas hipocalóricas. No entanto é ideal antes de realizar um exercício prolongado já que contribui os açúcares e a energia necessários.
* A laranja, e em general todos os cítricos como o limão, são ricos em vitamina C e em minerais como o cálcio, fósforo, magnésio e zinco e em menor quantidade vitamina B1 e ácido fólico. Seu consumo fortalece as defesas e sua fibra combate a constipação.
* A pêra é boa para acalmar a tosse, a congestão pulmonar, a gastrite e a úlcera gastrointestinal.
* O pêssego contém vitaminas A, B e C e tem propriedades laxantes e diuréticas.
* O melão é uma fruta com uma considerável riqueza em carboidratos, potássio e vitamina A. É uma fruta diurética, algo laxante e preventiva das irritações de garganta.
* A melancia está composta em 93% por água, o que a converte em um potente agente diurético, muito adequada para doentes do coração e de rins. Como o melão, é rica em vitamina A, carboidratos e potássio.
* As uvás maduras devem ser comidas inteiras, com pele e casca, já que na pele da uva encontram-se umas substâncias chamadas flavonoides que ativam a circulação e as cascas reduzem os níveis de colesterol.
* O abacaxi contribui grande quantidade de vitamina A e é especial porque contribui muita fibra, o que lhe dá um alto poder saciante.

Leia também os artigos Relacionados

  • Alimentos que não engordam
  • Laranja: fonte de vitamina C
  • Propriedades e benefícios das uvas passas
  • O que fazer para emagrecer com saúde?
  • As gorduras trans e a saúde
  • Deixe o seu Comentário