As lesões mais comuns

Traumatismos causados por torcer o nervo causam dor, são mais frequentes nas articulações e no tornozelo. Quando ocorre um movimento muito brusco diz que ocorreu torção no local.

Os sintomas predominantes deste problema, comum em quase todos os esportes, são dor, tumefação da zona e mobilidade dificultosa, enquanto o tratamento imediato é uma atadura ligeiramente compressiva para amenizar o inchaço. A luxação ou deslocamento é uma lesão que aparece quando dois ossos que deveriam encaixar um no outro saem de seu lugar.
As articulações que se luxam com maior facilidade são as que precisam de uma mobilidade mais ampla (ombro, cotovelo, joelho, quadril, mandíbula) e ao se produzir a lesão se rompem com frequência os ligamentos, músculos próximos, produzindo deformidade, falta de mobilidade ativa e passiva do membro deslocado e modificação de sua longitude total.
fisioterapiaA redução da luxação consegue-se fazendo percorrer a extremidade dolorida em sentido inverso ao movimento que efetuou ao se produzir o acidente.

Traumatismos e pancadas

São muito frequentes as distensões de ligamentos e as lesões de meniscos, que se não for tratadas adequadamente podem ocasionar um sofrimento permanente. Nos membros superiores, os traumatismos de cotovelo originam inicialmente espasmos dolorosos e rigidecem quando melhoram nos dias seguintes.

Fraturas

Deixamos para o final a mais grave das lesões, ocasionadas quase sempre por golpes violentos ou choques involuntários: as fraturas. Quando os fragmentos dos ossos se encontram separados a fratura é completa e se permanecem unidos é incompleta ou se trata de uma fissura. No caso de que os fragmentos ósseos saiam do membro, estamos ante a presença de uma fratura exposta, que é bem mais perigosa. Sua cura, por outra parte, consiste em imobilizar a zona afetada com gesso por vários meses.

Leia também os artigos Relacionados

  • Prevenir as lesões esportivas
  • Os Alongamentos
  • Causas que provoca dor nas cervicais
  • “Personal Trainner” pelo computador
  • Por que ocorre febre
  • Deixe o seu Comentário