Benefícios e propriedades da aveia

Categoria: Uncategorized

A aveia é um dos cereais mais consumidos há muito tempo, dado que por suas especiais qualidades tanto nutritivas como energéticas, se transformou na base da alimentação de povos e civilizações.

Por este motivo, a aveia foi renomada como a “rainha dos cereais”, já que seu conteúdo em proteínas, vitaminas, carboidratos e nutrientes é muito mais rico que outros cereais comuns.

Entre outros aspectos, se poderia dizer que conta com carboidratos, minerais, oligoelementos, proteínas de alto valor biológico, ferro e fósforo.aveia beneficios

Benefícios e propriedades da aveia

Muitos são os especialistas que recomendam tomar aveia no café da manhã, já que contribui nutrientes e, além disso, dá sensação de estar “cheio” durante algumas horas, evitando assim os ataques de fome.

É um cereal recomendado na diabete, já que ao manter mais energia, a glicose do sangue não aumenta tão bruscamente, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar em sangue.

Conta por sua vez com poder suavizante sobre a mucosa gástrica, mantendo por sua vez a capacidade de aumentar o trânsito intestinal, graças a que contém fibras tanto insolúveis como solúveis.

Trata-se de um diurético natural, já que ajuda a reduzir a acumulação de líquido no corpo, enquanto ajuda a reduzir os quilos há mais, graças à fibra que atua como regulador metabólico.

Consumir aveia de maneira habitual é uma recomendação algo mais que saudável durante a gravidez, já que ajuda ao desenvolvimento do feto, enquanto durante a lactação, favorece a produção de leite materna ao mesmo tempo que contribui vitaminas e minerais.

Protege ao organismo contra a arteriosclerose, o infarto e a hipertensão, já que seu ácido linoleico e a fibra faz com que o colesterol não passe ao intestino.

Valores nutricionais da aveia

*Conta com importantes vitaminas e minerais, entre os que destacam varias tipos de vitaminas entre elas: vitamina B1, B2 e vitamina E.

*Também possui minerais: magnésio, zinco, cálcio e ferro.

*Contém grande quantidade de carboidratos, fibra e aminoácidos (concretamente, seis dos oito aminoácidos essenciais).

*Não podemos esquecer-nos neste ponto do betaglucano, componente que absorve o colesterol e os ácidos biliares do intestino, ajudando a eliminá-los de maneira natural.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios da aveia no organismo
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Deixe o seu Comentário