Como evitar a perda da memória

memoriaEm nosso cérebro guardamos muitas imagens, dados e lembranças, entre muitas outras coisas. No entanto, em algum dia podo ocorrer de esquecer o número do telefone de nossa casa e até as datas mais importantes. Por isso um passo a passo descrito aqui poderá ajudar a melhorar a memória.

Passo I Nosso Coração: Com a idade é normal que nossos neurônios estejam em menor quantidade em relação aos nossos neurotansmisores, aqueles que ajudam à comunicação entre as células, não funcionam como costumavam. Mas aumentar nosso ritmo cardíaco pode dar-lhe revés a essa situação, incrementando o fluído de sangue ao cérebro, assim melhorando a memória e as funções cerebrais. O mínimo que que pode-se fazer é uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana para notar a diferença.

Passo II Nossas costas: Exercícios diários como carregar uma mala ou algo mais pesado prejudica não só a coluna mas também ao nosso cérebro. Estudos tem descoberto que pessoas com dor crônica nas costas perdem cerca de 1.5 centímetros cúbicos de massa cinzenta por ano. Tudo se deve a que a parte do cérebro que lida com a dor se volta disfuncional e inclusive chega a afetar a capacidade para tomar decisões. A melhor forma de evitar a dor nas costas é fazer exercícios para aumentar a massa muscular na parte lombar e abdominal para assim ter um bom apoio.

Passo III Nossa cintura: Um índice de massa corporal de 25 não só nos fará ter um corpo digno de mostrar usando biquíni mas também fará que recordemos melhor as coisas. Estudos descobriram que mulheres que tem um IMC de 27, ou seja com sobrepeso, são mais propensas a perder tecido cerebral no lóbulo temporário, o encarregado da memória e que é um dos primeiros afetados pelo Alzheimer. Isso ocorre porque a gordura extra gera mais substancias químicos que podem ser tóxicos para o cérebro. De modo que há de reduzir pontos no IMC para evitar as perdas de massa cinzenta no cérebro.

Leia também os artigos Relacionados

  • Exercícios para a memória
  • O que são as estrias?
  • Perder peso com exercícios
  • Como exercitar a memória na terceira idade
  • Consequências da desidratação
  • Deixe o seu Comentário