Cromoterapia: benefícios para a saúde

Categoria: Geral,Informações

A cromoterapia é a técnica que utiliza as cores para ajudar tanto à mente como ao corpo a encontrar seu equilíbrio, precisamente pelos seus importantíssimos benefícios para a saúde.

Esta técnica se conhece também como fototerapia, polarização induzida por estimulação induzida e biofotónica.

Explicado de uma forma rápida e simples, a cromoterapia se baseia nas sete cores do espectro da luz solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e suas vibrações magnéticas que têm longitudes, velocidades e ritmos de ondas diferentes.

Há alguns séculos se veio aplicando esta técnica. Por exemplo, já se usava na antiga Mesopotâmia para tratar diferentes doenças, por isso se veio desenvolvendo há muito tempo.

O poder da cromoterapia

A particularidade desta técnica é que, tal e como se demonstrou em muitas de ocasiões, cada cor emite vibrações características que nos chegam de diferente forma e produzem efeitos diferentes.

Segundo recomendam muitos especialistas em cromoterapia, o lugar ideal para sua prática é um quarto completamente branco, já que nela se pode projetar qualquer cor, iluminando o local com a luz da cor escolhida.

É preciso lembrar que outras técnicas mais habituais dentro da própria cromoterapia são a que consiste na projeção da cor desejada em uma zona concreta do corpo.

Nestes casos, se costuma aplicar em uma sessão diária de aproximadamente 30 minutos de duração, e após duas semanas de tratamento, se começam a notar seus efeitos.

Benefícios da cromoterapia

Em primeiro lugar devemos indicar que, por enquanto, não existe nenhuma pesquisa científica que de alguma ou outra forma demonstre e assegure os benefícios da cromoterapia no que se refere à melhora da saúde.

No entanto parece que se trata de uma técnica muito boa e positiva para aliviar determinadas doenças.

Por este motivo, se sabe que a cor verde é certamente ótima para tratar o cansaço físico, os transtornos do sonho e as dores de cabeça, enquanto o vermelho tende a favorecer o funcionamento do coração, aumentando suas pulsações e ajudando a melhorar a circulação sanguínea.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios de beber água para saúde
  • Exercício e saúde :: Relação entre o exercício e a saúde
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Benefícios da yoga para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Deixe o seu Comentário