Farinha de berinjela emagrece e combate doenças cardíacas

A farinha de berinjela é um alimento eficaz na prevenção das doenças cardiovasculares e no combate da obesidade, segundo um estudo da brasileira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este alimento, ainda pouco comum no mercado brasileiro, mostrou ser bastante funcional já que, além de rico em nutrientes, ajuda a reduzir o peso e a prevenir doenças, segundo o estudo da UFRJ cujos resultados foram divulgados pela Fundação de Apoio à Investigação no Estado de rio De janeiro, que financiou parte do projeto.
farinha berinjela
As propriedades do alimento foram confirmadas mediante experimentos coordenados pela investigadora Glorimar Rosa com 14 mulheres com mais de 40 anos sedentárias e que tinham fatores de risco cardiovascular, como circunferência de cintura ampla, hipertensão arterial e altas concentrações de colesterol e de triglicerídeos no sangue.

Todas as mulheres do experimento foram submetidas a um tratamento nutricional baseado na reeducação alimentar mas à metade do grupo se lhe forneceu adicionalmente dois colheradas diárias de farinha de berinjela.

“Após dois meses de tratamento, o grupo que consumiu a farinha perdeu a média seis quilos, enquanto o resto mal perdeu a média três quilos”, explica a pesquisadora.

O alimento ajudou a reduzir o peso mas também os níveis de colesterol total, os triglicerídeos e até o ácido úrico, uma substância que favorece as dores articular e as inflamações quando está presente em concentrações elevadas.

Segundo a pesquisadora, as mulheres que consumiram o alimento também tiveram uma maior redução da gordura visceral, que está frequentemente associada ao desenvolvimento de diabetes de tipo 2 e a doenças cardiovasculares.

A especialista acrescentou que a berinjela tem um alto conteúdo de fibras e por isso ajuda a limitar a concentração de gorduras no sangue e a promover uma sensação de saciedade.

“A farinha concentra perto de mais dez vezes fibras que a berinjela natural, por isso também ajuda no funcionamento do intestino. Por isso seu consumo em farinha é mais aconselhável que o consumo de seu suco ou de chá”, afirmou.

Rosa acrescentou que o consumo da farinha deve ser seguido pela ingestão de alguma fruta cítrica ou de alguma fonte de vitamina C devido a que o produto estimula a formação de radicais livres, que podem ser neutralizados pela vitamina C.

Leia também os artigos Relacionados

  • Receita da Super Farinha para emagrecer
  • Farinha de banana verde para que serve
  • Super Farinha Emagrecedora
  • Farinha do emagrecimento
  • UFC COMBATE, WWW.UFCCOMBATE.COM.BR
  • Deixe o seu Comentário