Frutas secas:: Benefícios das frutas secas para a saúde

Os especialistas em nutrição recomendam consumir –pelo menos- 5 porções de frutas e verduras, porque contam com uma importante quantidade de nutrientes, vitaminas, fibra e água, por isso são extremamente beneficentes para a saúde.

Em anteriores ocasiões nos falamos também das calorias das frutas, sabendo que definitivamente consistem em uns alimentos que, além de saudáveis, são ideais em dietas de emagrecimento e para aquelas pessoas que desejem controlar ou abaixar o peso.

Mas o que acontece com as frutas secas? São igualmente beneficentes para a saúde? Ou perdem vitaminas, minerais e nutrientes?

Durante o processo de dissecação da fruta fresca, seu conteúdo em água se vê drasticamente reduzido, motivo pelo qual a concentração dos nutrientes tende a aumentar.

No entanto, pela sua abundância em carboidratos simples, contêm em elevado valor calórico, já que por exemplo as ameixas você seca possuem umas aproximadamente 163 calorias (cada 100 gramas), ou as 236 calorias dos damasco (cada 100 gramas).frutas secas

Valores nutricionais das frutas secas

Entre os diferentes grupos de vitaminas que podemos encontrar nas frutas dessecadas, destacam: provitamina A, vitamina B1 (tiamina) e vitamina B3 (niacina).

Também contam com minerais, tais como cálcio, ferro e potássio, sendo ideais tanto para crianças como para adultos.

Benefícios e propriedades das frutas secas

Mesmo que as frutas secas possuam um elevado valor calórico, sim contêm muitos benefícios e propriedades para a saúde.

Isto é assim porque possuem um grande conteúdos em fibra solúvel, o que lhes confere propriedades laxantes, ao mesmo tempo que permitem que a liberação do açúcar no sangue se realize de forma gradual.

Por exemplo, frutas dessecadas como as ameixa são extremamente eficazes para tratar a prisão de ventre, ao dispor de uma grande quantidade de fibra insolúvel .

Leia também os artigos Relacionados

  • Calorias das Frutas
  • Alimentos que não engordam
  • Benefícios das frutas tropicais
  • Caqui: benefícios e propriedades do caqui
  • Cereja: benefícios e propriedades da Cereja
  • Deixe o seu Comentário