O Método Pilates, o exercício das estrelas

pilates

O Método Pilates tornou-se referente para o treinamento do corpo e da mente. Resumindo podemos dizer que se trata de exercícios para a mente e o corpo que ajudam a melhorar a condição física e mental da pessoa. É uma forma de desenvolver força e flexibilidade de um modo equilibrado e de melhorar os sintomas de lesões com rapidez.

O método começou a ganhar fama várias estrelas de Hollywood pratica-lo como Jodie Foster, Michael Jordan, Madonna ou Julia Roberts, mas na última década se tornou popular e hoje praticamente a cada academia oferece ele.

Esta técnica foi desenvolvida por um fisioterapeuta alemão, Joseph Pilates, que durante a Primeira Guerra Mundial criou uma série de exercícios lentos e controlados para reabilitar os soldados lesionados. Quando ele foi preso, ele mesmo utilizou a técnica que tinha criado, e foi ampliando até atingir os 500 exercícios que existe, combinando força, resistência e flexibilidade além de controle mental.

Como em todo tipo de exercícios, é primordial estar bem asesorado por alguem experiente. Assim poderemos executar corretamente os exercícios e, não cometeremos nenhum erro que possa nos prejudicar.

O Pilates tem pontos em comum com o Yoga. Assim, requer uma grande concentração e ter o controle de todo o corpo, conhecendo como funciona e suas fraquezas. Os movimentos estão desenhados para exercitar em sua máxima extensão a cada músculo e baseiam-se em seis princípios: concentração, controle, centralizacão, fluidez, precisão e respiração.

Pilates dizia que em cada dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença e em trinta sessões terá mudado o corpo.

Antes de começar a praticá-lo, o monitor deve analisar a condição física da cada participante. Os movimentos são lentos e suaves; precisa de uma concentração similar à da yoga, o que serve também para liberar as tensões e problemas.

As sessões realizam-se em posição inclinada, sentada, de joelhos, para evitar lesões ou pressões sobre os músculos e as articulaciones se tonifican os músculos. Alonga-se a espinha dorsal, melhora a postura, a circulação e cria uma figura mais compacta e estilizada.

Uma dos aspectos positivos é que todos podem praticar, desde jovens até pessoas de idades mais avançadas que queiram ter mais flexibilidade.

Pela primeira vez, médicos e fisioterapeutas estão de acordo sobre os benefícios deste método, que não cria polêmica que possui as outras técnicas. No entanto, há que conhecer bem os resultados que se obterão com ele.

Leia também os artigos Relacionados

  • O exercício ajuda a pacientes com transtornos alimentares
  • Fazer exercício :: dicas para fazer exercício
  • Pilates para estar em forma
  • Exercício e saúde :: Relação entre o exercício e a saúde
  • Cuidar do coração com exercício
  • Deixe o seu Comentário