Ortorexia obsessão pela comida saudável

Algumas pessoas sentem verdadeira obsessão pela comida saudável. Vamos falar de ortorexia.No século XXI, um dos problemas aos que nos temos que enfrentar é à má alimentação.
Ortorexia
Digamos que a ortorexia é o nome que se dá à doença de estar obcecado pela comida saudável. A palavra ortorexia vem do grego: orthos significa correto e orexis apetite, isto é, apetite correto.

Toda obsessão é ruim. Uma pessoa que sofre ortorexia, está constantemente controlando todo o que come, olhando todas as etiquetas dos produtos para saber que componentes leva. Quer ter um controle tão estrito da alimentação, e o que consegue é piorar e pôr em perigo a saúde. A idéia de que só se pode comer o que considere correto e bom para o organismo, tem muitas conseqüências negativas.

Uma dessas conseqüências pode ser o isolamento social. Isto é, uma pessoa ortoréxica não come fora de sua casa, já que não sabem que lhe vão pôr na comida. Pode chegar inclusive ao isolamento. Também são obcecados pelo recipiente que vão comer; assim, recusam os recipientes metálicos e ficam com os de cerâmica.

O único pensamento é a comida, é uma autêntica obsessão pela comida saudável. Quanto mais aguda é a obsessão, pior conseqüência pode ter: má nutrição, falta de vitaminas, falta de minerais, anemias, falta de cálcio, depressão, ansiedade, hipotensão, etc.

Para tratar esta obsessão pela comida saudável, o melhor é ir a um especialista.. Não há que se sentir culpado pelo que se come, há que desfrutar da comida e não pensar para além. O melhor é buscar o equilíbrio, mas claro, isso é tarefa árdua complicada; difícil, verdade?.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como comer fora de casa sem engordar
  • Bem vindo ao vivendo saudável
  • Viver saudável:: dicas e conselhos para viver saudável
  • Alimentação saudável
  • PAPA RANGO DELIVERY, WWW.PAPARANGO.COM.BR
  • Deixe o seu Comentário