Vitamina D: alimentos ricos em vitamina D

Categoria: Informações

Encontramos a vitamina D em duas formas: através dos raios solar (ergocalciferol) ou de fontes animais (colecalciferol). A primeira delas se produz quando a luz ultravioleta afeta uma substância precursora denominada ergosterol.

Como você pode supor até certo ponto, é principalmente a luz sobre a pele uma das principais fontes de vitamina D. Isso sim, com a passagem dos anos, e definitivamente com a idade, a capacidade de nosso corpo para sintetizá-la mediante a exposição solar diminui de maneira considerável.vitaminaD

É por isso por isso encontramos vitamina D em forma natural em poucos alimentos, mesmo que também a podemos encontrar hoje em dia naqueles alimentos enriquecidos com esta vitamina, como podem ser os cereais.

Por esta questão é difícil tomar em excesso vitamina D, mas isto não tira para que seja uma das mais perigosas se é consumida em excesso, já que pode chegar em afetar o coração, os pulmões e os rins.

A vitamina D e sua atuação sobre o organismo

Entre outros aspectos, a vitamina D intervém na absorção do cálcio e do fósforo, sendo responsável da quantidade destes minerais tanto nos dentes como nos ossos.

Ajudada pelo hormônio paratireoide, mantém os níveis adequados de fósforo e de cálcio na circulação sanguínea.

Alimentos ricos em vitamina D

Apesar de que, como indicamos anteriormente, existem poucos alimentos que de forma natural que contém vitamina D, isto não significa que não hajam alimentos.

Entre os mais interessantes destacam as sardinhas,, o atum e o lindo fresco, os ovos, o leite e o iogurte, entre outros.

Leia também os artigos Relacionados

  • Lista de alimentos ricos em vitamina C
  • Lista de alimentos ricos em vitamina E
  • Lista de alimentos ricos em vitamina B3 ou Niacina
  • A vitamina A, essencial não só para os olhos
  • Quanto de vitamina C precisamos por dia?
  • Deixe o seu Comentário