A Arteriosclerose

arteriosclerose

A arteriosclerose é conhecida como a calcificação das artérias, causada por causa de uma transformação mais ou menos gradual da parede interna das artérias. Os lipídios do sangue, principalmente quando seus níveis são muito altos e diversos componentes são depositados focalmente na parede.

As paredes vão cada vez mais danificando e os copos vão-se estreitando gradualmente, cada vez mais.

Este processo começa tanto na infância como na adolescência, por causa da forma atual de vida, em onde destaca a pobre prática de exercício, o estresse e os hábitos considerados como prejudiciais, e caracterizada assim mesmo pela alimentação excessivamente calórica.

O processo degenerativo que se produz é em momentos totalmente imperceptível até que uma complicação associada à alteração dos copos faz saltar os alarmes.

Os fatores primários de risco são os seguintes: tabagismo, sobrepeso, hipertensão, e falta de exercício.

Os fatores de risco secundários são: o estresse psicossocial, a diabetes e a hiperuricemia.

Neste caso, a prevenção tem uma importância vital para aqueles fatores de risco sobre os que se pode influir diretamente, pois as pessoas têm a possibilidade de poder mudar o situação das coisas.

O exercício físico e o esporte não são capazes de sozinhos de combater todos os fatores de risco, uma mudança na forma de vida e uma futura modificação ajudarão muito.

Leia também os artigos Relacionados

  • O alho é bom contra o colesterol
  • Como Prevenir o sobrepeso e obesidade
  • Cerejas: propriedades e benefícios
  • Dieta desequilibrada: quando a alimentação é inadequada
  • Amoras: benefícios e propriedades das amoras
  • Deixe o seu Comentário