Aeróbico ou anaeróbico, qual é melhor?

Aeróbico ou anaeróbico

Uma das grandes dúvidas dos que querem começar a se cuidar fazendo exercício é que tipo de atividade física deve escolher. Bom, primeiro seria conveniente explicar em que consistem ambos tipos de exercícios.

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que o oxigênio participa na criação de energia. São de longa duração e de uma intensidade média-baixa. Trata-se de exercícios como correr, pedalar de bicicleta ou fazer step.

Quanto aos anaeróbicos, são aqueles em que a glicose entra em ação no lugar do oxigênio. São de duração mais curta, mas com um esforço mais considerável, como quando faz levantamento de peso ou realiza séries curtas em velocidade bem rápida.

Agora começa a grande dúvida: qual deles melhor se adapta  ao que se quer conseguir? Tudo depende do resultado que pretendamos obter, ainda que há quem diz que o ideal é combinar ambos tipos. Com o primeiro, a queima de gordura é maior, já que o corpo utiliza-a como combustível quando o esforço é prolongado. Por isto, se costuma realizar quando o que se quer é perder ou controlar o peso. Há quem pensa no entanto, que as gorduras não começam a ser queimadas até que levamos 30 – 40 minutos de exercício. Antes só estamos queimando calorias e perdendo algo de importância devido ao suor, que recuperaremos rapidamente ao re hidratarmos. Também é o tipo de exercício que mais beneficia o sistema cardiovascular, pelo que é muito positivo ao praticar, ainda que nos limitemos a andar. Mas claro, a parte de perder ou controlar nosso peso, também é preciso que os músculos estejam tonificados. E não se trata só de estética, senão de saúde. Para isso, o melhor é o exercício anaeróbico. Realizando corretamente as séries de pesos que nos indique algum personal trainer, teremos a segurança de endurecer os músculos e melhorar as articulações.

Também existem estudos que indicam que com este tipo de exercícios também  pode perder peso. O truque é que durante o exercício se ativa o metabolismo, que permanece queimando energias mais tempo que com o exercício aeróbico.

Em definitiva, o melhor é combinar ambos desta maneira:

1.- Inicia com exercícios de aquecimento e flexibilidade durante 10 minutos para se preparar e prevenir lesões.

2.- Fazer exercício aeróbico por 25 a 30 minutos, isto ajuda que o coração seja mais eficiente.

3.- Realizar uma série de exercícios anaeróbicos para aumentar o tônus muscular.

4.- Terminar com 10 minutos de esfriamento com movimentos suaves para que os músculos se relaxem e estiquem.

Leia também os artigos Relacionados

  • Exercício aeróbico para queimar gordura corporal
  • Benefícios de praticar exercício aeróbico e anaeróbico
  • TICKET VALOR FACIAL 2011
  • PACOTES CARNAVAL 2011 CVC PORTO SEGURO NA BAHIA
  • Qual é o melhor método de depilação ?
  • Deixe o seu Comentário