Aperitivos, 5 perguntas imprescindíveis

batatasAperitivos comerciais costumam ser em si muito consumidos por jovens. Batatas fritas e os demais deixam agradáveis as tardes ou as noites de muitos jovens.

Mas, são realmente saudáveis? São ricos em calorias?

1. Apresentam calorias vazias? As calorias destes produtos, cuja matéria prima é altamente manipulada e apresenta importantes quantidades de gorduras, fazem com que vá acompanhadas de uma escassa e pequena quantidade de minerais e vitaminas.
2. Apresentam muitas calorias? Lamentavelmente, este é um de seus principais inconvenientes: costumam conter aproximadamente entre 300 e 400 calorias a cada 100 gramas, provenientes de gorduras cuja qualidade e procedência… digamos que o consumidor final não está bem informado.
3. Apresenta aditivos? Sim. Não em vão, um dos mais habituais é o glutamato monosódico (o denominado como E 621), ao que respondem de forma muito adversa as pessoas que padecem da “síndrome do restaurante chinês” (grupo de sintomas que se desenvolvem em algumas pessoas após ter ingerido comida chinesa, fundamentalmente dor de cabeça, vermelhidão, sensação de inflamação facial, suor intenso, dor torácica e dormência).
4. Apresenta muito sódio? Um de seus mais poderosos “atrativos” é seu alto conteúdo em sal, o que significa que, por tanto, seus níveis de sódio são tremendamente elevados. Vejamos um exemplo claro: em algumas batatas fritas, podemos encontrar entre 1,5 e 2 g. de sal a cada 100 g, o que equivaleria a 600-800 mg de sódio.
5. Deveria consumir só ocasionalmente? A resposta neste instante deve de ser só positiva: Sim, pois pessoas saudáveis deveriam só consumi-las em situações muito ocasionais. Em qualquer caso, pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, ou são obesas, (e inclusive possam padecer de constipação) são totalmente contra-indicados.

Leia também os artigos Relacionados

  • Os aperitivos industrializados e salgados, são saudáveis?
  • Acabando com as toxinas
  • SONHO PREMIADO SBT, WWW.SONHOPREMIADOSBT.COM.BR
  • G1.COM.BR BEMESTAR PERGUNTAS
  • SANTANDER RESPONDE, WWW.SANTANDER.COM.BR/RESPONDE
  • Deixe o seu Comentário