Ayurveda técnicas orientais para viver saudável

Desde o Yoga até o Tai-chi, são muitos os que utilizam a antiga sabedoria oriental para equilibrar seu corpo e sua mente. Uma das últimas em chegar aqui tem sido o Ayurveda, que combina em seu tratamento os traumas que afetam tanto ao corpo como à mente e o espírito. O Ayurveda é enormemente popular na Índia que conta com vários colégios e hospitais ayurvédicos.

Devido a sua tradição e à efetividade dos tratamentos, a Organização Mundial de Saúde tem reconhecido as técnicas alternativas de Ayurveda como um sistema de tratamento legalmente aplicável.

ayurveda

Os sistemas ayurvédicos baseiam-se em formas energéticas de cura. Os chackras são os pontos energéticos através dos quais se podem curar as diferentes doenças. A base do Ayurveda é a teoria de que os males físicos provem de danos que nós mesmo nos provocamos ao danos ao espírito.

Trata-se, como tantos outros sistemas orientais, de conseguir um equilíbrio entre corpo e espírito, com diferentes métodos que podemos encontrar em alguns centros, e que incluem a tomada de diversos tratamentos milenares e, suas famosas massagens, o mais conhecido desta técnica vinda de oriente.

Hoje em dia o Ayurveda como outras formas de medicina natural está se esforçando para se manter ela mesma como a medicina Ocidental.
Tradicionalmente, Ayurveda tem oito ramos: Medicina interior (kaya chikitsa), doenças de cabeça e pescoço (shalakya tantra), cirurgia (shalya), tratamento de envenenamento (agadatantra), pediatria (kaumara bhritya), reativação (rasayana), o uso de afrodisíacos (vajikarana) e psicologia (bhutavidya).

Como os experientes costumam recomendar, a medicina naturalista não substitui a medicina tradicional.

Mesmo assim, o Ayurveda, igual ao Yoga ou o Tai-Chi, se obtém resultados em algumas áreas, sobretudo em casos de stress ou dores provocadas por eles e os nervos que provoca o ritmo de vida atual.

Outro conselho que costumam dar as autoridades e as associações de consumidores: Tem que ter cuidado com o lugar em que vamos. Com especialistas sérios misturam-se os charlatões que prometes curas impossíveis.

Leia também os artigos Relacionados

  • Viver saudável:: dicas e conselhos para viver saudável
  • Bem vindo ao vivendo saudável
  • Viver saudável e desfrutar mais da vida
  • Como comer fora de casa sem engordar
  • Alimentação saudável
  • Deixe o seu Comentário