Benefícios e propriedades dos grãos-de-bico

O grão-de-bico vem a ser uma das variedades mais antigas da família das leguminosas, os quais já eram consumidos no antigo o Egito.

Mas como sempre os grãos-de-bico foram muito conhecidos por seus importantes benefícios e propriedades, ao tratar-se de uma dos legumes mais energéticas.

Isto é assim porque, como veremos, contêm carboidratos de absorção lenta, ao mesmo tempo que muitas vitaminas, minerais e fibra.grao-de-bico-beneficios

Benefícios e propriedades dos grãos-de-bico

Como comentávamos de forma muito resumida em um parágrafo anterior, os benefícios e propriedades dos grãos-de-bico derivam em que estão compostos por carboidratos (amido principalmente). São de absorção lenta, por isso são ideais tanto para aquelas pessoas diabéticas, como para as que necessitam energia extra a longo prazo.

Além disso, contêm proteínas, mesmo que no que se refere aos ácidos graxos, o grão-de-bico se caracteriza pelos ácidos graxos insaturados linoleico e oléico, os quais protegem o organismo do denominado como colesterol alto.

Também contêm uma importante quantidade de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e é ideal para aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Possuem por sua vez vitaminas e minerais, entre os que destacam o cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio, que ajudam a manter os defesas altas de nosso corpo.

Valores nutricionais dos grãos-de-bico

100 gramas de grãos-de-bico contribuem:

#Quilocalorias: 305

#Carboidratos: 48,6

#Proteínas: 20

#Gorduras totais: 3,4

#Fibra: 9,5

#Colesterol (mg): 0

#Vitaminas: (A, retinol: 30 / B1, tiamina: 0,50 / B2, riboflavina: 0,15 / B3, niacina: 1,5 / B6, piridoxina: 0,54 / C: 4).

Minerais: (Sódio: 27 / Potássio: 580 / Cálcio: 110 / Fósforo: 428 / Magnésio: 108 / ferro: 6,5).

Leia também os artigos Relacionados

  • Grão da felicidade – Grão de bico
  • Benefícios e propriedades grão de bico
  • Alimentando a memória
  • Benefícios de praticar exercício aeróbico e anaeróbico
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Deixe o seu Comentário