O que são as gorduras insaturadas?

Categoria: Dicas de Saude

As gorduras (também conhecidos como lipídios) são uns nutrientes determinados que, fundamentalmente, nos contribuem energia em forma de calorias.

Popularmente, e talvez de maneira errônea em alguns aspectos, a gordura vem a ser um dos primeiros nutrientes que associamos com o colesterol alto, os triglicerídeos altos e a saúde de nosso coração.

Se bem é certo que um excesso de gordura pode provocar não só um aumento de peso, mas também uns níveis altos de colesterol, triglicerídeos e inclusive diabetes, não se devem eliminar todas as gorduras de nossa dieta, já que são fundamentais para o correto funcionamento de nosso organismo.

Neste sentido, por exemplo, destacam as gorduras insaturadas, já que ajudam positivamente na hora de reduzir os níveis de colesterol LDL.

Gorduras insaturadas e seu efeito na saúde

As gorduras insaturadas, na própria saúde, ao seres ácidos graxos mono insaturados podem ajudar a reduzir de maneira positiva os níveis de colesterol LDL (denominado como colesterol ruim), ao mesmo tempo em que aumentam o HDL (bom colesterol).

Neste aspecto, por exemplo, também nos encontramos com as gorduras polinsaturadas, as quais igualmente ajudam a reduzir o LDL, mas pelo contrário, não elevam o HDL.

Dicas para consumir mais gorduras insaturadas

O ideal para uma boa saúde, é substituir todas as gorduras saturadas que possamos por gorduras tanto mono insaturadas como polinsaturadas (popularmente conhecidas, precisamente, como gorduras insaturadas).

É melhor, por exemplo, optar por um bom azeite de oliva, que por untar a torrada com um pouco de manteiga, ou substituir um bolo industrial por um caseiro.

Leia também os artigos Relacionados

  • Dieta para abaixar o colesterol
  • Propriedades e benefícios do abacate
  • O ovo aumenta o colesterol?
  • Alimentos baixos em gorduras
  • As gorduras trans e a saúde
  • Deixe o seu Comentário