Obesidade em adolescentes

Categoria: Obesidade

A denominada como obesidade infantil e a própria obesidade em adolescentes vai crescendo cada vez mais e mais cada ano, algo que preocupa –e muito- a especialistas e médicos do setor.

A obesidade em adolescentes é mais perigosa ainda, já que neste momento da vida, o jovem se encontra em pleno desenvolvimento tanto físico como mental, por isso nestas circunstâncias, a obesidade pode causar problemas de auto-estima e de confiança em si mesmo que repercutem no seu correto desenvolvimento.

Obesidade em adolescentes

Sabemos que a obesidade gera uma série de doenças e problemas na saúde daquelas pessoas que a sofrem. Mas também podem repercutir no equilíbrio mental e psicológico destas.

Esta última repercussão tem especial importância naquelas pessoas que tenham uma auto-estima baixa, e não confiam plenamente neles.

Nos adolescentes esta questão pode ser mais ainda negativa, já que se encontram em um momento no qual estão adquirindo uma série de orientações que conformarão sua personalidade. Por isso se sentem envergonhados pelo seu corpo ou seus companheiros riem deles, isto se pode tornar em um problema de auto-estima que poderia produzir questões ainda maiores.

Por isso, o mais recomendável sempre em todos os casos é a de prevenir a obesidade. E em caso que o jovem tenha uns quantos quilos há mais, reduzir o peso pouco a pouco com uma dieta elaborada por um especialista, seguir um estilo de vida saudável e praticar exercício.

Se devem evitar alimentos nocivos tais como hambúrgueres ou pizzas, doces e confeitarias, assim como refrescos doces que só contribuem calorias vazias ao organismo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Evitar sobrepeso e obesidade infantil
  • Gráfico da obesidade mundial
  • Problemas da Obesidade
  • Obesidade infantil
  • Grafico da obesidade no Brasil
  • Deixe o seu Comentário