Omega 3: gorduras poliinsaturadas Omega-3

Categoria: Informações

O omega-3 vêm a ser gorduras poliinsaturas (ácidos gordurosos) que, por seus importantes benefícios, virtudes e propriedades na saúde, são consideradas essenciais.

Resultam básicos para as diferentes funções neuronais, participando da formação da retina, fazendo parte das células, contribuindo energia, intervindo no desenvolvimento dos hormônios e, além disso, equilibrando o sistema imunológico .
salmao omega3
Onde encontramos gorduras poliinsaturadas omega-3?

Fundamentalmente as encontramos no peixe azul, mesmo que igualmente em menor porcentagem em frutos secos (como as nozes) ou os azeites de soja.

Isso sim, um dos pescados com cifras mais altas de omega-3 é o salmão, (contém 2,26 g. de omega-3 por 100 g- de produto).

Também no mercado nos podemos encontrar com produtos enriquecidos com omega-3, como podem ser o caso de leites ou ovos especiais.

Benefícios do omega-3

Muitos são os importantes benefícios do omega-3. Não em vão, uma dessas qualidades mais importantes é a prevenção das dolências cardiovasculares, já que ajudam a reduzir os temidos triglicerídeos e, portanto, o colesterol ruim.

Também destacam suas propriedades anticancerígenas e, portanto, suas propriedades preventivas frente a diversos cânceres, como podem ser o de cólon, mama ou próstata.

Isto é devido a que reduzem o risco de metástases e de crescimento das células cancerígenas, e por sua vez ajudam a diminuir o tempo, a dose e os ciclos da quimioterapia.

Além disso, por sua vez protegem frente complicações asmáticas e alergias, a artrites, as inflamações, ou inclusive a doença de Crohn.

Leia também os artigos Relacionados

  • Omega 6: Que alimentos contêm omega 6?
  • Nozes: benefícios e propriedades das nozes
  • Omega 6: que é o Omega 6?
  • Soja, alimento que ajuda diminuir colesterol alto
  • Os alimentos funcionais
  • Deixe o seu Comentário