Soja, alimento que ajuda diminuir colesterol alto

A soja também pode ser positiva para diminuir o colesterol alto.

Grande parte de seus benefícios se devem como pudemos conhecer anteriormente a suas proteínas, em certo sentido as mais completas do mundo vegetal, cheias de substâncias chamadas isoflavonas, contendo todos os aminoácidos essenciais.

Entre outras questões, estas proteínas vegetais são comparáveis às que, por exemplo, contribuem a clara de ovo.

Da soja são igualmente interessantes suas gorduras, ricas em Omega 3 e Omega 6 e livres de colesterol, além disso que contém fibra, minerais e vitaminas do grupo B.

Isso sim, deve ter em conta que a variedade que nos pode interessar para lutar contra o colesterol são aqueles que aproveitam a proteína de soja, como podem ser o leite de soja, o tofu, ou as sobremesas.

Isto é devido a que a proteína de soja –e seus isoflavonas- produzem em certo sentido uma redução do mau colesterol (LDL), ajudando a proteger além disso o sistema cardiovascular graças aos seu conteúdo em Omega 3 e Omega 6.

Também pode ser interessante a lecitina (especialmente a lecitina de soja), como veremos em um futuro não muito distante, já que o emulsiona e o colesterol não fica grudado tão facilmente às artérias.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios da lecitina de soja
  • Isoflavonas de soja: benefícios das isoflavonas de soja
  • Lecitina de soja: amiga da saúde cardiovascular
  • Alimentos bons para o colesterol alto
  • Arroz integral para o colesterol
  • Deixe o seu Comentário