Alimentos antiinflamatórios

antiinflamatorioEm geral, a natureza concede ao ser humano de tudo o que precisa para seus males e doenças. Além dos remédios caseiros, os alimentos que incluem na dieta são determinantes nos resultados que refletirão no corpo. Antes de tudo, “você é o que come” .

Ao sofrer uma lesão recente, estar no período menstrual ou padecer de doenças em que a inflamação é característica, agregar alimentos antiinflamatórios à dieta ajuda a dar grandes alívios desde a primeira semana.

Frutas

As frutas que agem como antiinflamatórios são o limão e a papaia. Em geral, todas as frutas que contenham papaína têm esse efeito, mas a papaia possui a maior concentração dessa substância.

O limão, tomado em jejum, tem excelentes efeitos antiinflamatórios, mas tome cuidado pois pode causar gastrites se usado em jejum constantemente. Se o suco ficar muito ácido para o estômago, pode diluir se com um pouco de água, mas é preferível consumi-lo puro.

Peixes

Os peixes, por sua alta concentração de Omega 3, são metabolizados em substâncias com efeito antiinflamatório.

Prefira, para estes casos, o salmão e as sardinhas.

Sementes

Para temperar suas comidas, utilize azeite de oliva, canela e alho. Este último é considerado como um dos alimentos de maior poder antiinflamatório.

Em casos crônicos, pode engolir um dente de alho para aliviar os sintomas. Inclusive recomenda-se a fricção de alho esmagado sobre as picadas de abelha para evitar o inchaço característica.

Se não for é fácil tolerar o sabor do alho, pode o ingerir em cápsulas.

O  gengibre também atribui grandes propriedades curativas. Pode acrescentar às comidas para dar-lhes um toque picante, ou pode bebê-lo em infusões. Este preparado utiliza-se com frequência em gargarejos para a garganta inflamada e casos de amigdalites.

Por outra parte, certas sementes oleosas põem de manifesto substâncias do corpo que contra-riscam as inflamações. As preferidas são as de abóbora e girassol.

Outros comestíveis

Se frequentemente tem culpas por comer um delicioso chocolate, agora saberá que este também tem efeitos antiinflamatórios sobre o organismo. Prefira o chocolate negro, que tem maior concentração de antiinflamatórios e é mais saudável.

Outros alimentos que reduzem as inflamações ao se incorporar na dieta são os ovos e as massas.

Sempre deve lembrar da importância de uma dieta balanceada, que lhe proverá de todos os nutrientes necessários para seu organismo. Mantendo hábitos alimentares saudáveis e incorporando alguns dos comestíveis mencionados, sentirá notáveis melhorias ao passar de alguns dias. Prove e verá.

Leia também os artigos Relacionados

  • Alimentos baixos em gorduras
  • Alimentos yin e alimentos yang
  • Cuidado com os alimentos muito salgados
  • O que são os alimentos germinados
  • Os alimentos ecológicos são melhores? Benefícios, virtudes e propriedades
  • Comentários

    Um Comentário para “Alimentos antiinflamatórios”
    1. Leyne Delfini disse:

      Reportagem muito boa e educativa.
      Precisamos qualidade de vida.
      Parabéns! Um abraço,
      Leyne.

    Deixe o seu Comentário