Alimentos funcionais

alimentos funcionaisA preocupação pela alimentação não é nada novo, mais se trata de algo que sempre temos tido presente. Hoje vamos falar dos alimentos funcionais. Se não tens ouvido falar deles, este o momento e o lugar.

São uns alimentos ou umas substâncias que são boas para nosso organismo e que podem, inclusive, prevenir doenças. Estamos falando de alimentos bons, que têm substâncias positivas para nossa saúde.

Os principais países consumidores de alimentos funcionais são o Japão. A importante falar que: os alimentos funcionais não curam. São importantes para seguir uma dieta equilibrada e para prevenir certos tipos de doenças. Por exemplo, são bons para regular a flora intestinal, bem como para melhorar a diária, entre outras coisas.

Os alimentos funcionais podem ser porbióticos ou prebióticos. Os primeiros têm microorganismos em sua composição e os segundos são substâncias que não se digerem.

A fibra é um desses alimentos funcionais, tão necessário para que nosso organismo funcione corretamente. As vitaminas em general são positivas. Também os aminoácidos ou os ácidos graxos omega 3 (que reduzem o colesterol) são bons. Podemos dizer que, mais ou menos, estes são os alimentos funcionais mais representativos. São alimentos que também ajudam a limpar o organismo.

Estamos diante de um tipo de alimentos que estão começando a funcionar com força no mundo, em busca de melhorar nossa alimentação. Para isso, estes alimentos funcionais se acrescentam ao resto de alimentos. Pois bem, estes alimentos funcionais tratam de nos contribuir os nutrientes e os componentes essenciais para nosso organismo, como resumem que podemos fazer. Também podemos dizer que a principal função é gastrointestinal, ainda que também tenham propriedades antioxidantes.

Espero que isto te sirva para conhecer um pouco melhor aos alimentos funcionais. Uma novidade no campo da alimentação, que se está abrindo passo na sociedade atual.

Leia também os artigos Relacionados

  • Os alimentos funcionais
  • Alimentos contra a celulite
  • Alimentos baixos em gorduras
  • Alimentos yin e alimentos yang
  • Cuidado com os alimentos muito salgados
  • Deixe o seu Comentário