• Os alimentos funcionais

    Enchem as prateleiras dos supermercados, e no entanto ainda há muitas pessoas que não conhecem muito bem o que são, ou os diferentes benefícios que possuem. Chamam-se alimentos funcionais, e explicaremos aqui as propriedades e virtudes que tem, assim como são exatamente.

    Os alimentos funcionais são aqueles alimentos que, com independência dos valores nutricionais que possuam, demonstraram cientificamente que afetam de maneira beneficamente a uma ou diferentes funções do organismo.

    Isto significa que os alimentos funcionais proporcionam um melhor e maior estado de bem-estar e de saúde, por isso se pode dizer que exercem um papel certamente preventivo, ao reduzir os diversos fatores de risco que em si podem provocar a aparição de doenças.

    Entre os diferentes alimentos funcionais mais destacados nós encontramos com os alimentos enriquecidos, seja em vitaminas ou minerais, que contribuem às pessoas que os tomam com importantes benefícios, virtudes e propriedades para a saúde.

    Isso sim, os especialistas recomendam que os alimentos funcionais devem ser consumidos dentro de uma dieta tanto saudável como equilibrada, e sobretudo nas mesmas quantidades nas quais, de maneira habitual, se consomem o resto de alimentos diariamente.

    Tipos de alimentos funcionais

    Entre os alimentos funcionais mais destacados que encontramos atualmente no mercado, distinguimos:

    *Leites enriquecidos e leites fermentados
    São leites ricos em ácidos, Omega-3 (EPA e [DHA]), de maneira que ajudam a reduzir o risco de padecer de doenças cardiovasculares ou diferentes tipos de câncer, melhorando inclusive o desenvolvimento do tecido nervoso em si e das funções visuais, reduzindo além disso os processos inflamatórios.
    *Leites e iogurtes enriquecidos
    Vem com vitaminas A e D, cálcio, ou com fósforo e zinco, e ajudam principalmente ao desenvolvimento de ossos e dentes, prevenindo a aparição da osteoporose, favorecendo a absorção de cálcio, e melhorando o sistema imunológico.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.