Alimentos integrais: benefícios da alimentação integral

Categoria: Informações

Muitos especialistas em nutrição recomendam optar pelos alimentos integrais, já que conservam muita fibra, sendo precisamente ótimos para a saúde daquelas pessoas que os consomem.

Esta característica principal que já conhecemos em momentos anteriores, por exemplo, quando pudemos conhecer alguns dos mais destacados benefícios dos cereais integrais.

Os alimentos integrais e a saúde

Tanto nos cereais integrais como na massa integral encontramos a denominada como fibra solúvel, a qual ajuda a abaixar os níveis de colesterol no sangue, ao mesmo tempo em que participa em que tenhamos o coração mais saudável.

Começar o dia com um bom café da manhã nutritivo, no que estejam presentes cereais ou pães integrais, e algumas que outras porções de frutas é uma opção ideal não só para as crianças, mas também para nós mesmos.

É preciso ter cuidado com o excesso de fibra, já que esta contém umas substâncias chamadas fitatos, os quais tendem a reduzir a absorção e utilização por parte do organismo de vários minerais, como o zinco ou o cálcio.alimentos integrais

Tipos de fibra que existem

*Solúvel: É um tipo de fibra que possui mais benefícios na saúde que a insolúvel, sobre a qual nos ocuparemos a continuação. Entre outros aspectos, previne o câncer de cólon, regula o trânsito intestinal, ajuda a nivelar a glicose em sangue e equilibra o colesterol.

*Insolúvel: É igual de beneficente para a saúde que a solúvel, mas algo menos. Atua igualmente sobre o trânsito intestinal, ao mesmo tempo que tem um efeito laxante, sendo ideal em casos de prisão de ventre.

Leia também os artigos Relacionados

  • Arroz integral para o colesterol
  • Beneficios dos alimentos integrais
  • Os benefícios desconhecidos dos cereais integrais
  • Pães integrais Panco
  • VITAO ALIMENTOS INTEGRAIS, RECEITAS, WWW.VITAO.COM.BR
  • Deixe o seu Comentário