Alimentos transgênicos

O aparecimento dos transgênicos tem criado uma importante controvérsia na sociedade mundial atualmente. Ainda não está muito claro se sua utilização produz benefícios ou pelo contrário causa problemas. Os transgênicos são organismos aos que são injetados genes de outras espécies para gerar propriedades alheias às suas naturais como resistência às altas e baixas temperaturas ou a certas pragas.

alimentos transgenicos
Alguns grupos de ambientalistas e outros coletivos asseguram que a utilização de transgênicos pode causar problemas sanitários e ambientais, o que danificaria nossa vida e causaria o aparecimento de diferentes doenças em nosso organismo.

Os possíveis riscos ambientais seria um aumento na contaminação química da atmosfera, a chamada transferência horizontal, isto é, que espécies não relacionadas entre sim compartilhariam certas características genéticas ou o desaparecimento de espécies. Por sua vez a saúde se veria afetada também pelos transgênicos. É possível que se desenvolva uma desaconselhável resistência a certos antibióticos e que encontremos uns resíduos tóxicos maiores nos alimentos. Além disso, se gerariam novas doenças e alergias.

No entanto, os cientistas, asseguram que os benefícios dos transgênicos são superiores a seus riscos. De todas as formas, é importante apontar que os possíveis riscos são por enquanto isso, possíveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que os transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGM) asseguram que as vantagens são muitas e que os riscos não estão por enquanto demonstrados. As vantagens se focalizariam no campo da agricultura, a engenharia genética e para os consumidores já que se elaborariam novos alimentos ou se incorporaria a outras determinadas propriedades.

Leia também os artigos Relacionados

  • Alimentos baixos em gorduras
  • Alimentos yin e alimentos yang
  • Cuidado com os alimentos muito salgados
  • O que são os alimentos germinados
  • Os alimentos ecológicos são melhores? Benefícios, virtudes e propriedades
  • Deixe o seu Comentário