Como deve ser a alimentação saudável e equilibrada

Muito se falou sobre os benefícios de seguir uma alimentação saudável e equilibrada, mas você sabe realmente como deve ser uma alimentação saudável para que possa ser considerada como tal?

Cada vez são mais os especialistas que não duvidam ao afirmar que a alimentação que seguimos tem muito a ver com a aparição ou não de diversas doenças, como podem ser a obesidade, a diabetes, a hipertensão, ou inclusive o câncer.

Não em vão, cada vez são mais os estudos que asseguram a existência desta relação direta, dessa maneira se seguir um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir o risco de padecer destes tipos de doenças.

Conselhos para uma alimentação saudável e equilibrada

*Aumentar o consumo de frutas, verduras e hortaliças frescas, alcançando pelo menos as cinco porções de hortaliças e frutas por dia. Consumir também legumes.
*Reduzir o consumo de carnes, embutidos, vísceras, mariscos e ovos. Uma boa opção é comer mais pescado azul.
*Beber abundantemente líquidos, sendo possível a água como fonte de hidratação, tratando de moderar o consumo de vinho e reduzir ou eliminar o consumo de outros tipos de bebidas alcoólicas.
*Aumentar o consumo de fibras, substituindo o consumo de produtos refinados por aqueles integrais procedentes de grão inteiro.
*Consumir azeite de oliva virgem como gordura na hora de cozinhar.

E, finalmente, mesmo que isto tenha mais a ver com um estilo de vida saudável, mais que com a própria alimentação saudável em si, deve-se abandonar o sedentarismo, praticando a cada dia uma atividade física que nos ajude a manter-nos ativos.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Alimentação saudável
  • Bem vindo ao vivendo saudável
  • Alimentação natural, importante para ter uma vida saudável
  • Os carboidratos na alimentação infantil
  • Deixe o seu Comentário