Fatores de risco de doenças cardiovasculares

É muito importante, sobretudo para evitar sofrer em um futuro este tipo de doenças, conhecer quais são estes fatores de risco das doenças cardiovasculares .
fatores de risco doencas cardiovasculares
Um destes fatores de risco de doenças cardiovasculares é a pressão arterial, também conhecida como hipertensão arterial. A razão é muito simples, quando temos a pressão arterial alta estamos forçando a nosso coração a que trabalhe mais e, portanto, que faça um maior esforço. Por isso, são maiores as possibilidades de sofrer doenças do coração, derrames cerebrais, problemas nos olhos, nos rins ou sofrer doenças do sistema nervoso.

Se somos capazes de controlar a hipertensão arterial, teremos a oportunidade de reduzir até um 20% as possibilidades de sofrer uma doença coronária e até um 24% uma doença cerebrovascular.

O colesterol alto também é um risco importante que pode provocar que soframos uma doença cardiovascular. O conhecido como colesterol mau abundante em nosso sangue é um dos máximos inimigos de nossa saúde. A acumulação deste nas artérias, que pode nos levar para uma arteriosclerose, pode chegar inclusive a se formar nas artérias coronárias, de tal forma que a possibilidade de sofrer um ataque ao coração se multiplica.

A diabetes também podem nos levar a sofrer uma doença cardiovascular. De fato, a doença cardiovascular é uma das principais complicações na diabetes de tipo 2.

A obesidade e o sobrepeso são também questões que devemos controlar se queremos evitar sofrer uma doença cardiovascular no futuro, já que ambas as questões podem incrementar os níveis de colesterol, a hipertensão e elevar, assim, o risco de sofrer uma doença arterial coronária.

O fumo é um de nossos piores inimigos em todos os sentidos, mas é também um dos fatores de risco de doenças cardiovasculares mais importantes. Não só é capaz de nos fazer sofrer uma doença cardiovascular mais também pode nos levar a sofrer uma doença vascular periférica ou, o que é o mesmo, uma doença que influi de maneira negativa nos copos sangüíneos que regam nossos braços e nossas pernas.

Fazer exercício pode ajudar-nos a prevenir doenças cardiovasculares. As pessoas que não fazem exercício têm um maior risco de sofrer este tipo de doenças.

É importante que, além de todo o anterior, tenhamos em conta os antecedentes familiares, isto é, conhecer se nossos familiares mais diretos têm sofrido alguma doença cardiovascular. Os especialistas asseguram que seremos mais propensos se em nossa família se encontra alguma pessoa que tenha sofrido este tipo de doenças.

A idade é o último dos fatores de risco que os especialistas enumeram quando falam de doenças cardiovasculares. As pessoas de maior idade são mais propensas a sofrer este tipo de doenças.

Leia também os artigos Relacionados

  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Como cuidar do coração
  • A Arteriosclerose
  • Perigos e fatores de risco durante gestação
  • Previnindo o infarto
  • Deixe o seu Comentário