Melhorar a saúde através dos alimentos

Tendo como hábito uma boa alimentação, ajuda o corpo em grande medida a solucionar e desfazer-se de certos problemas de saúde. Pequenos sim, mas unidos chegam a criar um grande. O dito ‘melhor prevenir que curar’, tem muito que ver com a alimentação. De fato, alimentação e saúde guardam entre si grande relação.comendo maça

Os efeitos de uma má dieta sobre a saúde

Uma má alimentação pode chegar em maior ou menor medida -segundo a maneira na qual se meça-, a piorar a saúde. Seus efeitos podem ser imediatos ou aparecer a longo prazo, mas existir, existem. A pobreza ou o excesso de certos alimentos podem produzir entre outros muitos problemas:

* Dor de cabeça.
* Dor de estômago.
* Hipertensão
* Gastrite.

O corpo humano sempre procura saúde, está continuamente na busca do melhor, de melhorar-se. Quando alguém muda uma má dieta por uma boa alimentação, o corpo se manifesta começando a eliminar toxinas. Quando caímos na doença (resfriado, febre…), é quando a alimentação não está bem do tudo.

Com que alimentos pode melhorar-se a saúde?

Para diferentes transtornos e dores do corpo, existem diferentes dietas que ajudam a tratar, obter e manter uma boa saúde. A seguir se citam alguns dos muitos casos nos quais a alimentação pode melhorar a vida:

* Insônia. Com o que aos problemas para conciliar o sono se refere, são recomendáveis todos os alimentos que ajudem a regular os níveis de serotonina encarregada entre outras muitas coisas, de regular o sono. Os níveis de serotonina diminuem durante a noite, mantendo-se elevados durante o dia). Também se recomenda a ingestão de alimentos ricos no seu precursor, o triptófano o qual, em grande medida está presente nas proteínas de origem animal, leite, nozes, bananas e cereais. Durante a noite não se aconselham os jantares pesados, o único que se consegue é uma digestão difícil.
* Cansaço e estresse. A fruta, cereais integrais, lácteos desnatados, legumes e verduras frescas são perfeitos para diminuir e combater este mal-estar. Não se aconselha comer rápido nem de pé e com a ingestão de café.
* Anemia. Para prevenir a anemia é recomendável uma alimentação rica em ferro. Amêndoas, avelãs, todo tipo de carnes vermelhas, lentilhas, verduras verdes e cereais promovem sua prevenção e em casos leves, a curam. A vitamina C ajuda à absorção do ferro.
* Artroses. Ao respeito deste transtorno crônico das articulações se recomenda e aconselha a eliminação de todo tipo de carnes e queijos, no seu lugar incluir lentilhas, ervilhas e frutos secos para não perder a obtenção de proteínas. Se desaconselham as frituras e as bebidas alcoólicas e com relação ao sal, usá-la com moderação. As saladas de folha verde são um alimento essencial para que sofrem de artroses.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como melhorar a digestão naturalmente
  • Alimentos antioxidantes
  • O que fazer para emagrecer com saúde?
  • Alimentos funcionais
  • Alimentos para aumentar a fertilidade masculina
  • Deixe o seu Comentário