Os carboidratos na alimentação infantil

Em ocasiões anteriores falamos sobre como deve ser a alimentação das crianças, e como deve ser a alimentação infantil a partir de uma série de recomendações saudáveis.

E como vimos no momento certo, sabemos que uma dieta equilibrada contém 55% de carboidratos, entre 10 e 15% de proteínas e 33% de gorduras.

No que se refere aos carboidratos na alimentação infantil, tanto no estudante como na criança em si são sinônimo de energia, motivo pelo qual não devem faltar nunca no cardápio diário.

Uma das fontes de carboidratos são as frutas, as verduras, os legumes, o arroz, as massas, a batata, o trigo (especialmente em pão, farinhas e massas integrais), e o milho.

Deve cuidar que seu consumo não seja excessivo, já que tanto em crianças como em adultos, um excesso de carboidratos pode contribuir à aparição de obesidade, e inclusive acentuar problemas do coração e diabetes.

Também podemos cobrir as necessidades nutricionais de carboidratos a partir de outros alimentos, mesmo que é muito mais recomendável optar pelos quais citamos acima.

Lembre também que existem dois tipos de carboidratos: aqueles de absorção rápida (formados por glicose ou frutose) e os carboidratos de absorção lenta (formados por moléculas mais complexas).

Leia também os artigos Relacionados

  • Alimentação das crianças
  • O QUE SÃO OS CARBOIDRATOS
  • Tipos de carboidratos
  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Riscos da alimentação vegetariana para a saúde
  • Deixe o seu Comentário