Pé diabético: como cuidar dos pés na diabetes

Cuidar do pé diabético é de vital importância, já que cuidar dos pés na diabetes ajuda a não perder a sensibilidade, fruto da deterioração do sistema nervoso.

Uma das maiores complicações e problemas da diabetes é uma questão que recebe o nome de neuropatia, e que consiste na deterioração do sistema nervoso.

Isto gera por sua vez uma perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, motivo pelo qual, o cuidado destes últimos é de vital importância quando se padece de diabetes.Quando a diabetes afeta os pés

Quando a diabete afeta aos pés por causa da deterioração do sistema nervoso, se danificam os nervos, o que provoca uma perda de sensibilidade nos pés.

É por isso, quando se produz um corte ou rachadura nos pés, estes costumam passar despercebidos, dando lugar por sua vez a problemas que podem provocar novos pontos de pressão nos quais se formam ampolas, úlceras ou rachaduras.

Devido à má circulação sanguínea, as lesões se curam mais lentamente.

Como cuidar dos pés na diabetes

Quando se tem diabetes, é muito importante cuidar dos pés, vigiando a presença de cardeais, zonas dolorosas, feridas, febre, corte ou problemas nas unhas, entre outras.

Se recomenda especialmente lavar-se os pés com água fria e sabão suave, utilizar creme hidratante de boa qualidade, e cortar as unhas com forma reta.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como abaixar o açúcar alto (glicose alta) no sangue
  • Como prevenir e evitar a diabetes
  • Sintomas da diabetes
  • Calorias e diabetes:: Relação entre as calorias e a diabete tipo 2
  • Como cuidar do coração
  • Deixe o seu Comentário