Tipos de proteínas

Categoria: Informações

O corpo precisa muitas substâncias para conseguir um funcionamento ótimo e completo. Desde vitaminas até a insubstituível água, passando pelas proteínas e outras muitas substâncias. Hoje ficamos com estas últimas para comprovar os diferentes tipos de proteínas que existem.

Em primeiro lugar, temos que atender à definição formal de proteína. Uma proteína é uma “substância constitutiva das células e das matérias vegetais e animais. É um biopolímero formado por uma ou várias correntes de aminoácidos, fundamental na constituição e funcionamento da matéria viva, como as enzimas, os hormônios, os anticorpos, etc.”
proteinasA cada espécie tem suas próprias proteínas específicas, pelo que lhes confere um caráter específico tanto genético como imunológico. Os aminoácidos são elementos constituintes básicos das proteínas. As proteínas são essenciais para o desenvolvimento da vida.

As proteínas podem-se classificar atendendo a sua origem ou a sua estrutura.

Segundo sua origem pode ser:

- Proteínas de origem animal. Estas proteínas são insolúveis devido a sua estrutura molecular, e têm funções de proteção e suporte de tecidos. Não são digeríveis, mas sim se aproveita a gelatina, que é um produto derivado. Dentro deste grupo encontramos com as esfero proteínas ou também chamadas proteínas globulares, que estão constituídas por líquidos orgânicos. Também nos encontramos com as protaminas e histonas, que se encontram nas ovas do peixe.

- Proteínas de origem vegetal. São as que provem das plantas ou os vegetais, sobretudo os cereais. O glúten, que é a mistura de duas substâncias: gliadina e glutenina.

Quanto a sua estrutura, as proteínas podem ser:

- Simples ou holoproteínas. Estão compostas unicamente por aminoácidos.

- Complexas ou heteroproteínas. Têm mais de uma proteína em sua composição. Estão unidas a um grupo não proteico chamado grupo prostético. Neste grupo se enquadram as lipoproteínas.

Leia também os artigos Relacionados

  • Tipos e variedades de arroz
  • O que é glúten?
  • Necessidades nutricionais: gorduras, proteínas e carboidratos
  • O que é Miso?
  • Benefícios das nozes
  • Deixe o seu Comentário