Tudo sobre a Menopausa

Em ocasiões, as mulheres que entram na etapa da menopausa não aceitam facilmente as novas mudanças que se produzem em seu corpo, é mais, muitas vezes não sabem nem sequer em que consistem essas mudanças ou a que alterações estão expostas uma vez que começa este novo ciclo. Saber como enfrentar esta etapa é muito importante, hoje vos vamos explicar tudo sobre a menopausa.
menopausaA menopausa é a etapa na que desaparece a menstruarão, isto é, é a última vez que se apresenta a hemorragia menstrual controlada pelos ovários. Normalmente, costuma chegar a nossas vidas quando completa os 50 anos.

A qualidade de vida não tem por que piorar. Temos de aceitar que a menopausa é uma etapa a mais em nossa vida à que devemos enfrentar com positividade. Neste novo ciclo temos de ter presente que nosso corpo apresentará mudanças, tanto físicos como emocionais.

E, falando de mudanças, temos de ter presentes em que consistem para saber como enfrentar a menopausa. Alguns deles já são conhecidos por todas nós, mas outros não estão tão claros. O calor são sintomas típicos da menopausa. Estes consistem em sentir um calor que percorre nosso corpo que costuma durar dentre 30 segundos a 2 minutos, dependendo da cada mulher. Além disso, costumam terminar em suores frios. Outras mudanças que se produzem com a chegada da menopausa são secura na pele, transtornos no sono, perda de cor moderada e mudanças de humor.

Além destes sintomas, podem dar-se algumas alterações em nosso organismo que também devemos ter em conta, entre elas, destacam a Osteoporose que supõe uma perda de massa óssea que é normal que apareça nesta etapa devido a que produzimos um nível mais baixo de estrógenos; secura vaginal que nos pode provocar incômodação ao urinar e ao manter relações sexuais; e doenças cardiovasculares devido, fundamentalmente, aos baixos níveis de estrógenos que produzimos, estrógenos que durante as etapas anteriores à menopausa nos protegem, em grande parte, dos ataques ao coração.

Podemos reduzir o impacto destas doenças e alterações da menopausa cuidando nossa qualidade de vida e introduzindo uns hábitos saudáveis de vida concretos. Estes consistem, basicamente, em:

Levar uma dieta rica em cálcio. Devemos tomar umas quatro porções de lacticínios ao dia, isso nos permitirá prevenir a osteoporose

Ingerir vitamina D que conseguiremos levando uma dieta equilibrada e saudável.

Temos de moderar o consumo de gorduras nas comidas

Não consumir muito sal nos alimentos que comemos

Comer legumes, frutas, verduras e cereais

Beber dois litros de água ao dia

Beber sucos de laranja, limão

Evitar tomar muito café ou bebidas estimulantes e fumar em excesso porque podem aumentar os calores

Fazer exercício diariamente porque nos ajudará a prevenir a osteoporose e estimular positivamente nosso coração

Leia também os artigos Relacionados

  • Sintomas da menopausa
  • Alfafa: benefícios e propriedades da alfafa
  • Propriedades da soja
  • A gordura e a saúde da mulher
  • Dicas para prevenir a osteoporose
  • Deixe o seu Comentário