Como aumentar o nível de ferro no sangue

Sabemos que o ferro é um dos sais minerais fundamentais para todo bom funcionamento do organismo, especialmente porque desempenha um papel muito importante na formação da hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue, e inclusive na formação da mioglobina dos músculos e em numerosas enzimas indispensáveis para o correto funcionamento do organismo.

Por estas questões principais, ter pouca quantidade de ferro no sangue contribui para a aparição da anemia (no caso das crianças, anemia infantil), que por sua vez pode acarretar problemas de saúde diversos, como podem ser redução da capacidade física e intelectual e diminuição da resistência às infecções, mesmo que no caso das mulheres grávidas existe um risco real que o bebê nasça abaixo do peso, desnutrida ou pré-matura.

Precisamente por estes e outros aspectos, conhecer os alimentos nos ajudam a aumentar os níveis de ferro no sangue pode ser de grande ajuda.

Conselhos para aumentar os níveis de ferro no sangue

*Em primeiro lugar deve saber qual é a principal causa que provocou a redução de ferro.
*Os especialistas incidem na dieta e na alimentação em si diária como fórmula para ir aumentando de maneira progressiva as reservas de ferro.
*Optar por exemplo, como veremos mais adiante, por alimentos tais como as carnes, os legumes ou os moluscos bivalvos podem ser muito úteis.
*Se deve evitar alimentos que impeçam a absorção de vitamina C (à absorção do ferro, como os alimentos ricos em oxalatos (verduras de folhas verdes), suplementos de fibra ou em café, chá, vinho tinto….

Alimentos para aumentar o baixo nível de ferro no sangue

Entre os alimentos mais úteis destacam:

*As carnes: de carne de novilho, codorna, peru…
*Os legumes: especialmente os grãos-de-bico, as lentilhas ou a soja.
*Os moluscos bivalvos: ostras, mexilhões, entre outros.
*O chocolate amargo pode ajudar igualmente.
*Alimentos ricos em vitamina C.

Leia também os artigos Relacionados

  • Abacate ajuda regular o nivel de colesteral
  • A falta de ferro e a anemia
  • Razões para doar sangue
  • Tipos de anemia, causas, sintomas e tratamento
  • A anemia infantil: Causa e sintomas principais
  • Deixe o seu Comentário